17 de janeiro de 2014

[Nerd] Modem-routers ou aparelhos separados? Qual o melhor?

Posted at   17 de janeiro de 2014  |  in   NERD

Modem com roteador ou apenas roteador?

Com o avanço da tecnologia, tornou-se muito comum encontrar aparelhos que façam várias funções. Um bom exemplo são os modems que também são roteadores, conhecidos como modem-routers. Esses equipamentos ficaram bastante comuns graças à adesão de provedores de Internet que enviam para um cliente um único aparelho, ao invés de dois. Porém, optar por um modem-router pode não ser a melhor escolha em alguns casos.

Modem-router pode limitar a velocidade da sua Internet
Os modem-routers são práticos por conterem duas funções em um único equipamento. Eles simplificam a instalação, além de normalmente virem junto com o plano de Internet. Porém, eles são ideais apenas para uso doméstico e em pequenas residências.

Entretanto, se sua casa ou apartamento for grande ou você utiliza aparelhos que demandem altas velocidades, um simples modem-router, como os que acompanham os planos de “internet via cabo”, pode não dar conta do recado.

A verdade é que o modem, também são roteadores sem fio, possuem antenas pequenas, com poucos dbi (decibéis isométricos) e podem apresentar sinais fracos, dependendo da distância ou de onde estejam instalados.

Caso o seu plano de Internet tenha uma velocidade alta ou você deseje utilizar recursos que demandem alta velocidade, como stream de vídeo por compartilhamento local, a velocidade de sua rede local sem fio pode limitar a experiência, principalmente quando se utiliza apenas um modem-router.

Roteadores de alta capacidade têm função dedicada
Caso você esteja tendo problemas com o sinal de sua rede Wi-Fi dentro de casa, como quando o sinal não chega até o seu quintal ou varanda, a solução pode ser desligar a função de roteador do seu modem e deixá-lo apenas como dispositivo de acesso à Internet.

Nesses casos, um roteador Wi-Fi deverá ser conectado na porta “LAN” do seu modem, para que ele possa receber o sinal de Internet e assim distribuí-lo pela casa. Um roteador de melhor qualidade pode melhorar o sinal em caso de interferência ou quedas de sinal em locais específicos. Alguns aparelhos, como o Roteador Netgear Nighthawk Ac1900, possuem várias antenas que amplificam o sinal dentro da sua residência.

Roteadores que trabalham no padrão 802.11n oferecem suporte a velocidades de até 650 Mbps. Porém, essa velocidade dificilmente se concretiza no uso real do aparelho.

Há poucas opções de Internet no Brasil com velocidades tão extremas, mas, se você utiliza alguma delas, deve considerar a compra de um roteador de melhor qualidade com função dedicada. Os roteadores que atingem essas velocidades também são ideais para usos como compartilhamento de conteúdo digital entre os aparelhos da casa, caso de filmes e outros vídeos em alta definição.

Fonte TechTudo

Share this post

0 comentários :

Copyright © 2013 Nerd Club . Blogger Template -- Responsy
Proudly Powered by Blogger .
back to top