30 de setembro de 2013

DMA Malware: Malware capaz de infectar GPUs e chips de LAN/WiFi/3G/4G

Posted at   30 de setembro de 2013  |  in   Notícias

imagem

Os malwares atuais (vírus, trojans, keyloggers, spyware, rootkits, adwares, e outros) são partes de código malicioso, os que sejam executados através de alguns ciclos de microprocessadores, mas isso pode mudar em breve com a chegada dos hipotéticos DMA Malwares.

O pesquisador de segurança Patrick stewin  desenvolveu um malware conceitual que deu o nome de Dagger, que é um pesadelo para os utilitários anti-malware de hoje, graças a diversas variantes que podem ser projetados para funcionar a partir de uma ampla variedade de chips dedicados que dão assistência ao microprocessador em várias tarefas, entre as quais temos: GPUs, chips de áudio, LAN, Wi-Fi, 3G/4G.

A capacidade de rodar em muitos tipos de chips dedicados, os que acessam diretamente a memória principal do sistema (Direct Access Memory "DMA"), faz com que a hipotética nova geração de malwares, sejam indetectáveis pelas utilidades e suítes atuais de segurança (atualmente Dagger provou ser capaz de infectar o Windows e Linux 32 e 64 bits).

Futuros malwares como Dagger poderão também estar alojados em periféricos, desde que esses possam comprometer a segurança do sistema operacional, sem a necessidade de aproveitar-se de qualquer vulnerabilidade ou falha de segurança não corrigida ou ainda não descobertas no sistema.

Stewin também afirma estar desenvolvendo um software para detectar futuros DMA Malwares, que monitora a atividade DMA desde um módulo que chamou de BARM.

Em suma, os utilitários de segurança, eventualmente, terão que ir se preparando para lidar com esses potenciais novos desafios.

Share this post

0 comentários :

Copyright © 2013 Nerd Club . Blogger Template -- Responsy
Proudly Powered by Blogger .
back to top