4 de setembro de 2013

Microsoft compra Nokia por US$ 7,18 bilhões

Posted at   4 de setembro de 2013  |  in   Notícias

microsoft-nokia-aquisicao03092013-size-598

A Microsoft anunciou no final da noite desta segunda-feira que comprou as principais divisões da fabricante Nokia por  7,17 bilhões de dólares ou 17 bilhões de reais. A transação inclui a aquisição das unidades de aparelhos celulares e serviços da Nokia por 3,49 bilhões de euros e a compra das patentes registradas pela Nokia por 1,65 bilhão de euros – neste caso, a licença para uso das patentes valerá 10 anos, com possibilidade de renovação.

Com o negócio bilionário, a empresa americana fundada por Bill Gates tenta entrar de vez no mercado de smartphones, no qual teve uma pálida presença desde a mudança de paradigma introduzida pelo iPhone na última década. As grandes esperanças estão nos aparelhos da linha Lumia, criada pela companhia finlandesa e que utiliza a plataforma Windows Phone – desenvolvida pela Microsoft.

O acordo também inclui a incorporação dos executivos da Nokia, incluindo Stephen Elop, presidente executivo da Nokia. Ex-funcionário da Microsoft, ele é um dos mais cotados para assumir a presidência da empresa americana no lugar do CEO Steve Ballmer, cuja aposentadoria foi anunciada recentemente. Jo Harlow, Juha Putkiranta , Timo Toikkanen e Chris Weber também devem se juntar à equipe da compradora.

“Estamos muito empolgados com a proposta de reunir os melhores esforços da Microsoft e da Nokia em aparelhos móveis”, declarou Ballmer em um comunicado a funcionários. “Estamos recebendo talento, tecnologia e propriedade intelectual incríveis“.

Logo abaixo, a carta traduzida de Elop e Ballmer, na íntegra:
“Nokia e Microsoft sempre sonharam grande — nós sonhamos em colocar os computadores em cada mesa, e um celular em cada novo bolso, e nós viemos por um longo caminho realizando estes sonhos.

A Nokia tem uma identidade de mais de 150 anos de herança, inovação, excelência e mudanças que começaram e vão continuar na Finlândia e no resto do mundo. De origens humildes como uma fábrica de papel, passando por produzir botas de borrachas e pneus de carros e, por fim, telefones celulares, a reinvenção está no sangue da Nokia.

A Nokia agora irá escrever o próximo capítulo, focando em facilitar a mobilidade através de sua liderança em rede, mapas, localização e outras tecnologias avançadas.

Para a Microsoft, hoje damos um passo ousado para o futuro, um enorme salto em nossa jornada de criar uma família de dispositivos e serviços que agradam pessoas e fortalecem negócios de todos os tamanho

Nossa parceria ao logos dos últimos dois anos e meio, que combinou nossas forças para construir um novo ecossistema mundial de dispositivos móveis, criou resultados incríveis: telefones que campeões de prêmios e serviços incríveis que fizeram com que os aparelhos Windows Phone da Nokia se tornassem uma das plataformas de smartphone que crescem mais rápido no mundo.

Com base nessa parceria de sucesso, nós anunciamos algumas notícias importantes hoje: um acordo para a Microsoft comprar a divisão de dispositivos e serviços da Nokia, para entregar mais escolhas, inovação mais rápida e dispositivos e serviços ainda mais interessantes para nossos consumidores.

O acordo de hoje irá acelerar o momento dos dispositivos e serviços da Nokia, trazendo o mundo dos smartphones mais inovadores a cada vez mais pessoas, enquanto continuaremos a conectar o próximo bilhão de pessoas com a linha de celulares da Nokia.

Com o compromisso e os recursos da Microsoft para levar serviços e dispositivos para frente, nós podemos agora perceber o potencial do ecossistema Windows, entregando as melhores experiências para pessoas em casa, no trabalho e em qualquer lugar nesse meio termo.

Nós continuaremos criando celulares que você irá amar, enquanto investiremos no futuro – novos telefones e serviços que combinam o melhor da Microsoft e o melhor da Nokia.

A Nokia e a Microsoft estão comprometidas para o próximo capítulo.
Juntos, nós vamos redefinir os limites da tecnologia.

Steve Ballmer e Stephen Elop”

Share this post

0 comentários :

Copyright © 2013 Nerd Club . Blogger Template -- Responsy
Proudly Powered by Blogger .
back to top