28 de outubro de 2013

Como seria se a Terra tivesse anéis como Saturno?

Posted at   28 de outubro de 2013  |  in   NERD

imagem

Teríamos uma visão espetacular daqui do nosso planeta!
Há uma hipótese bastante creditada pela comunidade astronômica de que a Terra já teve um sistema de anéis, mas faz tanto tempo que pouca gente aqui deve lembrar: cerca de 20 a 30 milhões de anos. De acordo com esta hipótese, nessa época a Terra teria colidido com Theia, um planeta mais ou menos do tamanho de Marte. Após o impacto, Theia teria sido totalmente destruído e suas partículas de poeira teriam ficado presas ao ciclo gravitacional terráqueo, formando uma série de anéis de poeira ao redor da Terra. Com o tempo, essa poeira teria se comprimido e formado uma rocha, que hoje chamamos de Lua. Mas nada pode ser provado.

O ilustrador Ron Miller simulou como veríamos os anéis da Terra:
imagem
Equador

imagem
Guatemala
Se você viajar um pouco e for para a Guatemala, os anéis passariam a se espalhar pelo céu, iluminando o lado escuro da Lua, devido ao aumento da luz solar sendo refletida pelos anéis.

imagem
Polinésia
Movendo-se para a Polinésia, ou algum ponto do Trópico de Capricórnio, um panorama de 180º nos dá uma ideia da magnífica vista dos anéis. A forma oval no meio do anel é a sombra da Terra. A borda da sombra é tingida com um tom alaranjado devido a passagem da luz solar pela atmosfera do planeta.

imagem
Washington

imagem
Circulo Polar Ártico
No Círculo Polar Ártico, os anéis mal chegam acima do horizonte. Visto de Nome, no Alasca, os anéis brilhantes iluminam a paisagem árida pouco mais do que uma lua cheia. Ao contrário do sol ou da lua, no entanto, os anéis estão sempre visíveis, dia ou noite, sempre exatamente no mesmo lugar.

imagem
França

Vídeo:

Share this post

0 comentários :

Copyright © 2013 Nerd Club . Blogger Template -- Responsy
Proudly Powered by Blogger .
back to top